São Miguel Arcanjo


Arcanjo do Primeiro Raio, Príncipe dos Arcanjos, o primeiro entre os seus pares, ao qual se submetem todos os outros Arcanjos e suas legiões. Conhecido como Defensor da Fé, Defensor da Mulher e Sua Semente e Líder na Batalha de Armagedon, ergue-se como o defensor da consciência de Cristo em todos os filhos de Deus.

Seu nome significa "aquele que é semelhante a Deus". Sua intercessão em defesa do povo de Deus nesta era foi profetizada em Daniel 12:1: "Nesse tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve desde que houve nação até aquele tempo; mas naquele tempo será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro."

O Arcanjo Miguel é o Anjo do SENHOR que vem reanimar os eleitos de Deus com os ensinamentos perdidos de Jesus Cristo e aplicar os julgamentos corretos e verdadeiros de Deus à semente do Malvado. Este salvador enviado a nós pelo SENHOR figura como o maior e mais venerado dos anjos na escritura e na tradição judaica, cristã e islâmica. No Antigo Testamento, ele aparece como o guardião de Israel e é identificado na literatura mística judaica como o anjo que lutou com Jacó, conduziu Israel através do deserto, destruiu o exército de Senaqueribe e salvou os três meninos hebreus da fornalha ardente de Nabucodonosor. Poderoso ao lado do SENHOR, a espada desembainhada, o Arcanjo Miguel apareceu a Josué quando este se preparava para conduzir os israelitas na batalha de Jericó, revelando-se como o Capitão das Hostes do SENHOR - defensor imparcial de todos que abraçam a Verdade e a Justiça.
(Jos. 5:13-15.)

A lenda judaica conta que "o fogo visto por Moisés na sarça foi uma aparição de Miguel, que havia descido como precursor da Shekinah". De fato, sempre que a expressão "Anjo do SENHOR" aparece nas escrituras, ela está se referindo a este mensageiro de Deus - a imagem divina de Sua aparição. O Livro de Enoque descreve o Arcanjo Miguel como "misericordioso, paciente", "um dos anjos sagrados que, presidindo a virtude humana, comanda as nações". Em The War of the Sons of light and the Sons of darkness, um dos Manuscritos do Mar Morto, Miguel é "o poderoso anjo ministrante" através do qual Deus promete "enviar auxilio eterno" aos filhos da Luz. Chamado de Mika'il no folclore maometano, ele é o anjo da natureza, proporcionando alimentos e conhecimentos ao homem.

Como Arcanjo do Primeiro Raio, o Arcanjo Miguel personifica a consciência da Fé em Deus, bem como a proteção, a perfeição e a vontade de Deus. De seu retiro no plano etérico em Banff, província de Alberta, Canadá, ele sai para percorrer o mundo inteiro com suas legiões de anjos do raio azul para proteger os filhos da Luz e preservar a liberdade na Terra. Com suas hostes ele desce aos abismos da Morte e do Inferno para deter os adversários da consciência do Cristo, aprisionando-os uma vez mais na Corte do Fogo Sagrado para seu julgamento final. Ele percorre o plano astral, detendo demônios e desencarnados que atormentam almas confiantes, oferecendo incomparável auxílio àqueles assediados pelas forças das trevas. Sua nota-chave é "O Hino da Marinha", "Pai Eterno, Dai-me Forças para Salvar". A nota-chave do seu retiro é "O Coro dos Soldados" do Fausto, de Charles Gounod. O nome de seu complemento feminino é Fé.


VITÓRIA DO ARCANJO MIGUEL

Salve, Luz vitoriosa!
Salve, legiões da chama!
Salve, filhos e filhas do Deus Altíssimo!
Elevai-vos, crianças da Luz!
Trago-vos boas novas
Elevai-vos à mente de brilho diamantino de Deus
Coro:
EU SOU Miguel, EU SOU Miguel (Salve!)
Eu estou frente às vossas chamas Com minha espada de proteção azul (Salve!)
Invocada agora em nome de Deus. EU SOU Miguel, EU SOU Miguel (Salve!)
Salve, filhos e filhas da liberdade
Salve, legiões que avançam
Para a Vitória!
EU SOU Miguel, Príncipe Arcanjo (Salve!)
Da fonte da pureza
Salve, Ó crianças da Mãe (Salve!) Salve, filhos da Liberdade!
Salve, libertadores patriotas (Salve!) Salve,o Brasil, livre!
Filhos do Um Filhos do Sol
Forjai a vossa identidade Divina
Trago a fé a todos os que desejam ser libertados
Pela minha espada de chama azul de proteção
Os anjos da Vitória se aproximam. Os anjos da Fé, cobrem os céus
E enviam do alto o poder da chama azul
EU SOU Miguel e venho a vossa fé defender
EU SOU Miguel, as hostes angélicas descem agora
Para guiar cada coração valente
Para guiar cada alma na Luz
Para selar cada filho em Deus


Oração a São Miguel Arcanjo

Glorioso Príncipe do Céu, protetor das almas, eu Vos chamo e invoco para que me livreis de toda adversidade e de todo pecado, fazendo-me progredir no serviço de Deus e conseguindo-me dele a graça da perseverança final, que me faça gozá-la eternamente.
Amém.

São Miguel Arcanjo, protegei-nos no combate, cobri-nos com vosso escudo contra os embustes e ciladas do demônio. Subjugue-o Deus, instantemente o pedimos, e vós ó Príncipe da Milícia Celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas.
Amém.
( Santo Padre Leão XIII )


Oração para escolher São Miguel como protetor especial

Ó grande Príncipe do Céu, fidelíssimo guardião da Igreja, São Miguel Arcanjo, eu (diga o seu nome) embora muito indigno de apresentar-me perante vós, fiado contudo na vossa especial bondade, comovido pela excelência de vossa admirável intercessão e da riqueza de vossos benefícios, apresento-me a vós, acompanhado por meu Anjo da Guarda, e em presença de todos os Anjos do Céu, que tomo como testemunhas da minha devoção para convosco, escolho-vos hoje para meu protetor e meu advogado particular e proponho firmemente de vos honrar sempre e de vos fazer honrar com todas as minhas forças. Assisti-me durante toda minha vida, a fim de que jamais ofenda os olhos puríssimos de Deus, em obras, em palavras, nem em pensamentos. Defendei-nos contra as tentações do demônio, especialmente contra a fé e a pureza! Na hora da morte alcançai a paz à minha alma e introduzi-a na Pátria eterna!
Amém


Consagração a São Miguel Arcanjo

Príncipe nobilíssimo da hierarquia angélica, valoroso guerreiro do Altíssimo, amante zeloso da glória do Senhor, terror dos anjos rebeldes, amor e delícia de todos os anjos justos, meu diletíssimo Arcanjo São Miguel. Desejando pertencer ao número dos vossos devotos e servos, ofereço-me todo a vós, dou-me e dedico-me e coloco todo o meu ser, todos os meus interesses, minha casa, família e quanto possuo sob a vossa proteção. É pequena a oferta da minha servitude, não sendo eu senão um miserável pecador, mas grande é o afeto de meu coração. Lembrai-vos de que hoje em diante estou sob o vosso patrocínio e vós deveis em toda a minha vida assistir-me; procurar-me o perdão dos meus muitos pecados; alcançar-me a graça de amar de todo o coração ao meu Deus, ao meu amado Salvador Jesus, a minha doce mãe Maria e, ainda, conseguir-me o que for necessário para chegar à coroa da glória. Defendei-me sempre dos inimigos da minha alma, especialmente no último momento da minha vida. Vinde então, príncipe gloriosíssimo, assistir-me no último combate e, com a vossa arma poderosa, atirai para longe de mim, no abismo do inferno, aquele anjo prevaricador e soberbo que prostrastes um dia num combate no céu.
Amém


Oração ensinada por São Miguel Arcanjo

Jesus amado, Jesus Crucificado, contemplo hoje as tuas Santas Chagas e peço-vos perdão pelos meus pecados. Sei que são muitos, sei que muitos deles o feriram profundamente. Mas, peço-vos também hoje a graça de conhecê-los todos, de arrepender-me e não voltar a pecar. Perdão por toda falta de amor com que tratei o Vosso Sagrado Coração por tanto tempo da minha vida. Perdão pela minha falta de confiança em teu poder, perdão por que tantas vezes esta falta de confiança levou-me a agir desesperadamente. Perdão pela minha falta de fé em Sua Presença real na Eucaristia. Perdão pela minha falta de esperança que tantas vezes levou-me a atropelar os teus planos para comigo. Enfim, perdão Senhor por tantas vezes que eu não soube perdoar e conservei em mim o ódio e o rancor que tanto me afastam de ti. Quero hoje reparar todas as maldades que cometi contra o Teu Sagrado Corpo. Maldades estas que te abriram tão profundas chagas. Senhor Jesus, pelas tuas Santas Chagas, ensinai-me o Caminho da Santidade.
Amém.


Rosário de São Miguel Arcanjo

(*) No encontro do tercinho (*)
V. Deus, vinde em meu auxílio.
R. Apressai-vos, Senhor, a socorrer-me
Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos serafins, para que o Senhor nos torne dignos de sermos abrasados de uma perfeita caridade.
Amém.
Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos querubins, para que o Senhor nos conceda a graça de fugirmos do pecado e procurarmos a perfeição.
Amém.